Skip to content

Coronavírus: Atualizações na Europa

Segundo a OMS, dos 10 países mais afetados nos últimos dias pelo coronavírus, sete são europeus. A França vive a pior situação: diante do possível colapso dos hospitais, os doentes em cidades fronteiriças estão sendo enviados a centros de tratamento alemães. O país também declarou quarentena nacional desde o dia 30 de outubro. 

Na Itália, o governo decidiu dividir o país por zonas: amarelo, laranja e vermelho. A medida visa evitar danos à economia provocados por uma quarentena nacional. Por enquanto, o confinamento domiciliar foi imposto apenas nas regiões de Piemonte, Lombardia, Vale D’Aosta e Calábria. O Ministério da Saúde italiano determinará a cada 15 dias se as regiões deverão subir ou baixar de nível. No entanto, em todo o país foi determinado um toque de recolher das 22h às 5h da manhã.

Enquanto isso, o Reino Unido, como a França, também implementou a quarentena. Todos os comércios não essenciais deverão permanecer fechados, mas escolas e universidades seguem abertas.

Na Espanha segue em vigor o estado de alarme e o toque de recolher, que varia entre 22h a 4h e 00h a 6h dependendo da região. O número de contágios por coronavírus começou a diminuir, porém a pressão sobre os hospitais segue aumentando.

Já na Alemanha, o número de contágios parece estar começando a se estabilizar, no entanto preocupa o possível colapso hospitalar, principalmente porque o país vem acolhendo doentes da França e da Bélgica, onde a saturação dos centros de saúde é iminente.

Portugal entrou em estado de emergência na segunda-feira, o nível máximo de alerta, depois de registrar um recorde em número de falecidos em um dia. A medida determina toque de recolher e restringe a circulação pelo país, principalmente nas duas principais cidades, Lisboa e Porto.

Consulados e o coronavírus

Devido à situação do coronavírus os consulados brasileiros na Europa têm sofrido mudanças no horário de funcionamento. Fique de olho!